Raptor 08/12/2023

Entenda o impacto do uso de aços especiais nos fueiros florestais

Na indústria madeireira, assim como em tantos outros segmentos, a eficiência é a chave para o sucesso. Nesse sentido, contar com equipamentos robustos e confiáveis para o transporte de toras de madeira é imprescindível e os aços especiais desempenham um papel crucial nesse cenário.


Isso porque os fueiros, quando produzidos a partir desse tipo de material, são mais leves e resistentes, sendo capazes de acomodar e proteger as toras durante o transporte. Por isso, se você não conhece os benefícios dessa matéria prima que é utilizada pela Raptor Florestal — empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de fueiros florestais de alta qualidade —  e como ela tem trazido vantagens para o segmento, continue lendo o artigo para descobrir: 


  • o que são os aços especiais;

  • as vantagens de utilizar esse insumo;

  • mais informações sobre os fueiros desenvolvidos pela Raptor.


Acompanhe!


O que são aços especiais? 


Os aços especiais, muitas vezes chamados de aços de alta performance ou aços-liga, fazem parte de uma categoria de materiais metálicos que se destaca por suas propriedades excepcionais em comparação com outras matérias-primas. Normalmente, eles são desenvolvidos a partir de composições químicas e tratamentos térmicos específicos, que os ajudam a atender a altos requisitos de desempenho na fabricação de equipamentos como fueiros florestais e materiais para construção civil.


Esses insumos são compostos principalmente de ferro e carbono, mas incorporam uma variedade de outros elementos como: 


  • níquel;

  • alumínio;

  • tungstênio;

  • manganês;

  • entre outros. 


Em diferentes estágios de sua fabricação, esses metais são adicionados para modificar as microestruturas do material. Isso resulta em alterações nas propriedades mecânicas e físicas do aço, tornando-o mais resistente e durável. 


3 vantagens dos aços especiais em fueiros florestais 


Agora que você já conhece mais sobre os aços especiais, que tal entender as vantagens de utilizar esse tipo de material em fueiros florestais? Afinal, quando produzidas a partir dessa matéria-prima, essas estruturas adquirem características interessantes para qualquer indústria madeireira que deseja ter mais eficiência e rentabilidade. 


Confira a seguir os benefícios: 


1. Resistência e durabilidade 


Como já visto, a resistência e a durabilidade são características dos aços especiais. Assim, quando aplicados em fueiros, eles garantem uma vida útil prolongada do equipamento. 


Isso porque as condições desafiadoras do ambiente florestal, como exposição à umidade e ao desgaste, são combatidas efetivamente pelas ligas metálicas desse insumo. Com isso, existe uma redução dos custos de manutenção e reposição, proporcionando economia a longo prazo para a sua organização.


2. Leveza 


Outra característica interessante dos aços de alta performance diz respeito à leveza. Quando aplicados em fueiros florestais, eles ajudam a criar estruturas menos pesadas sem comprometer a resistência geral do equipamento. 


Com isso, a carga total sobre os caminhões é reduzida, permitindo o transporte de mais toras de madeira em cada viagem. Essa maior capacidade de carga não apenas aumenta a eficiência no deslocamento e a rentabilidade do negócio, mas também contribui para reduzir os custos operacionais, como consumo de combustível e desgaste da suspensão do veículo ou dos pneus.


3. Sustentabilidade 


Com o crescimento da agenda ESG em muitas indústrias, a sustentabilidade tem se tornado uma preocupação ainda mais importante. A boa notícia é que a aplicação de aços-liga em fueiros florestais também pode ter implicações positivas nesse aspecto. 


Isso porque a redução do peso total da carga resulta em caminhões mais leves, que consomem menos combustível. Menor consumo de combustível significa emissões reduzidas de dióxido de carbono (CO2), contribuindo para práticas mais sustentáveis e alinhadas com as metas ambientais.


Conheça mais sobre os fueiros da Raptor 


Os fueiros da Raptor Florestal são uma referência na indústria, oferecendo uma combinação excepcional de engenharia de precisão, matérias-primas de alta qualidade e resultados comprovados. Com foco em inovação e desempenho, a marca tem uma abordagem singular na fabricação desses equipamentos, destacando-se pelo uso estratégico de aços especiais.


Os insumos para o desenvolvimento desses produtos são selecionados com base em sua resistência, durabilidade e leveza, características essenciais para as demandas rigorosas da indústria madeireira. Os aços-liga são incorporados no projeto dos fueiros de forma a otimizar o peso, sem comprometer a força ou a vida útil. Isso resulta em uma série de benefícios diretos para os clientes Raptor como:


  • economia de combustível, visto que há uma redução do peso total do veículo;

  • maior capacidade de carga, pois graças à combinação de materiais de alta resistência e design inteligente, os fueiros da marca permitem o transporte de mais toras de madeira em cada viagem;

  • menos troca de pneus, dado que o fueiro ajuda na distribuição de peso da carga;

  • redução de manutenção, uma vez que a resistência e durabilidade dos equipamentos significam menos desgaste e danos.



Quais aços especiais são utilizados nos fueiros Raptor? 


Como já dito, os fueiros florestais da Raptor utilizam matérias-primas de alta qualidade. Isso porque a marca busca parcerias estratégicas com a PCP Steel/Unylaser e a Usiminas, que fornecem os aços especiais necessários para o desenvolvimento desses produtos. 


Um dos tipos utilizados é o RAVUR, um material que proporciona resistência ao desgaste e durabilidade excepcionais. Esse aço é fabricado por meio de processos avançados, como resfriamento acelerado e têmpera direta, que resultam em uma combinação simultânea de características notáveis.


Ele oferece: 


  • alta resistência mecânica, sendo capaz de suportar cargas significativas sem deformação;

  • excelente conformação a frio, o que permite que os fueiros sejam moldados e fabricados de maneira precisa;

  • ótima soldabilidade, que facilita a montagem e manutenção dos equipamentos com eficiência; 

  • resistência ao impacto, garantindo segurança e a integridade das operações florestais.


Outro tipo de aço especial utilizado nos fueiros da Raptor é o SINCRON. As chapas grossas de ultra-alta resistência mecânica possuem características excelentes para esse tipo de indústria como:


  • durabilidade, visto que esse material é excepcionalmente forte;

  • excelente conformabilidade, o que permite o corte, a dobra e a soldagem eficientes;

  • resistência ao impacto.


Além dessas, são utilizadas também as Tiras a Quente, que apresentam características como homogeneidade na microestrutura e excelente acabamento.


Por que investir em fueiros florestais da Raptor? 


Investir em fueiros florestais da Raptor produzidos com aços especiais é uma decisão estratégica que oferece benefícios significativos a longo prazo para empresas envolvidas na indústria madeireira. Essa escolha não apenas melhora o desempenho operacional, mas também proporciona:


  •  aumento da receita devido à maior capacidade de carga;

  • economias financeiras substanciais já que reduz custos com manutenção, combustível e outros desgastes a longo prazo. 


Muito bom, não é mesmo? Conhecendo todos os diferenciais da matéria-prima e também um pouco mais sobre as vantagens que os produtos da empresa podem trazer para o seu negócio, fica claro que optar pela Raptor é a melhor escolha. 


Solicite agora mesmo seu orçamento com a Raptor Florestal e garanta mais rentabilidade para sua empresa!

Categorias

Destaques